Regional Mato Grosso do Sul

Nota de repúdio sobre o brutal assassinato do trabalhador rural João Pereira, comunidade Santana, município de Antônio Gonçalves-BA.

logo cpt ba

O que significa o mandamento “não matarás”?  “Deuteronômio 5;17”

A Comissão pastoral da Terra Centro Norte, Diocese de Bonfim-BA , vem através manifestar sua tristeza e indignação pela ocorrência de mais um crime contra trabalhador rural e liderança popular.

Denunciamos o bárbaro assassinato de João Pereira de Oliveira, conhecido como João Bigode, 56 anos, casado, pai de 2 filhos e 1 filha, ocorrido às 19h do dia 15 de abril, na frente de sua casa na comunidade de Santana, município de Antônio Gonçalves. Trata- se de uma comunidade quilombola, do território de Tijuaçu-BA, que há anos luta pela regularização.

Segundo,  familiares,  o  crime  ocorreu  quando  o  mesmo  estava  jantando  com  sua família,  chegou  em  sua  residência um pálio branco  onde  duas  pessoas  desceram, chamaram João e disparam 6 tiros, enquanto outras pessoas permaneceram dentro do carro, em seguida fugiram sem deixar rastros.

João Pereira de Oliveira, era pessoa simples, presidente da associação, animador da comunidade, conselheiro, militante da comissão de água, lutador dos direitos junto a comunidade. Para seus filhos, João era além de pai, companheiro e amigo, com alegria e diálogo orientava-os para o caminho do bem.

Segundo familiares e vizinhos o mesmo já não estava tão a rente dos trabalhos da associação,  havia  se  afastado  para  cuidar  do pai  de  mais  de  90  anos.  Também ressaltam que João não tinha nenhum queixa ou rixa com ninguém, desconhecem se estava sofrendo ameaças.

“João Bigode”, foi enterrado às 18h30min no Cemitério da sua comunidade, acompanhado por uma multidão de amigos e amigas ligados aos movimentos sociais, políticos e toda a comunidade formada basicamente por familiares.

Que o Cristo Ressuscitado abençoe e conforte a família do João Bigode! O sangue do inocente clama da terra por justiça!!!

Exigimos das autoridades responsáveis medidas urgentes para investigação de mais este crime e punição dos culpados!

Senhor do Bonfim, 16 de abril de 2016

Comissão Pastoral da Terra, Centro Norte, Diocese de Bonfim-BA.